Ministered Courses

2013

Feb/6 - Cupins - Biologia e Evolução das "Baratas Eusociais". XI Curso de Verão em Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brazil.

2012

Jan/31 - Cupins - Biologia e Evolução das "Baratas Eusociais". X Curso de Verão em Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brazil.

2011

Jan/31 - Cupins - Biologia e Evolução das "Baratas Eusociais". IX Curso de Verão em Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brazil.

2010

Aug/30-Sep/02 - Os Insetos Sociais. XXI Semana do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil.

Jan/22 - Biologia e Evolução dos Cupins. VIII Curso de Verão em Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brazil.

2009

Sep/16-Oct/31 - Tópicos em Entomologia. Museu de Zoologia, Universidade de São Paulo, São Paulo - SP, Brazil. (Collaborators: Rocha, M.M.; Santos, G.I.M.; Feitosa, R.S.M.; Domenico, F.C.; Fernandes, F.R.; Cezar, L.A.; Prado, L.R.; Kawada, R.; Esteves, F.A.).

Aug/18-21 - Os Superorganismos - Biologia e Evolução dos Insetos Sociais. XX Semana do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil.

Jan/23 - Quem, de fato, são os cupins. VII Curso de Verão em Entomologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Brazil.

2007

Sep/27-30 - Biologia e Evolução de Insetos Sociais. XVIII Semana do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil. (Collaborator: Santos, T.).

Lectures, Symposiums & Roundtables

2012

Apr/14 - Lecture: Cupins: baratas sociais?!. Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia da USP do primeiro semestre de 2012, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP, Brazil.

2011

Oct/04 - Oral Presentation: Diversidade Alfa e Beta de uma Taxocenose de Cupins da Região do Alto Rio Madeira, Porto Velho, RO. I Simpósio Brasileiro de Termitologia, Universidade Eederal de Goiás, Anápolis - GO, Brazil.

2010

Sep/01 - Lecture: Delimitação de Espécies e Outros Dilemas de um Taxonomista. XXI Semana do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil.

Aug/31 - Lecture: O Biólogo e a Taxonomia, dificuldades e perspectivas para uma área muitas vezes mal interpretada. V Semana de Biologia da Universidade Estadual de Goiás, Itapuranga - GO, Brazil.

2009

Aug/19 - Symposium: Porque os insetos sociais são tão bem sucedidos? Uma abordagem ecológica da socialidade dos insetos. XX Semana do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil. (Collaborator: Oliveira, M.J.)

2007

September - Symposium: Conflitos e Cooperação em Insetos Sociais. XVIII Semana do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil. (Collaborator: Nogueira, F.H.).

March - Roundtable: A História do Curso de Ciências Biológicas - ICB / UFG: uma visão docente e discente. 1ª Semana do Calouro, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, Brazil.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License